Capa » OCUPA DOPS

OCUPA DOPS

dops rj2

CAMPANHA PELA TRANSFORMAÇÃO DO PRÉDIO DO ANTIGO DOPS/RJ EM ESPAÇO DE MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA E DAS LUTAS SOCIAIS

Os movimentos sociais, grupos e entidades de direitos humanos, partidos políticos e militantes independentes reunidos em torno da pauta da TRANSFORMAÇÃO DO PRÉDIO DO ANTIGO DOPS EM UM ESPAÇO DE MEMORIA exigem do Governo do Estado do Rio de Janeiro que o compromisso assumido pelo Governador Sérgio Cabral em maio de 2013 seja cumprido!

Esse prédio (Rua da Relação 40, Centro) é o símbolo da repressão brasileira! Primeiro, ele foi fundado para abrigar a Polícia Central da República, repressora dos pobres e negros com base em um discurso contra a “vadiagem” e na proibição das manifestações religiosas afro-brasileiras e da capoeira. Depois, na década de 1930, sediou a Polícia Política da Ditadura Vargas, que prendeu, torturou e matou seus opositores. A partir do golpe de 1964, ali funcionou o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Relatos e documentos demonstram claramente que o DOPS teve papel central para o funcionamento dos órgãos de repressão, atuando em conjunto com os órgãos das Forças Armadas – DOI-CODI, CENIMAR, CISA, além dos agentes paramilitares que atuavam em lugares como a Casa da Morte (Petrópolis) e outros ainda desconhecidos.

Atualmente, o prédio está em poder da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e se encontra em péssimo estado de conservação interna, apesar de ser tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Há indícios de que o plano atual do governo do estado é de nele abrigar o Museu da Polícia e uma galeria de lojas, a despeito do compromisso assumido pelo Governador Sérgio Cabral de transformar aquele prédio em um centro de memória!

Site: http://coletivorj.blogspot.com.br/

Fonte: Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça