O que foi a Ditadura Militar
Governo imposto por forças armadas militares e apoiado por setores da sociedade civil brasileira entre os anos de 1964 e 1985. Período marcado pela repressão, supressão de liberdades individuais, censura, tortura, assassinatos e prisões de todos aqueles contrários ao regime militar.
A mulher na Ditadura Militar
Em meio as atuais manifestações públicas nacionais, é notória a presença de milhares de mulheres incorporadas a massa ou se destacando dela com reivindicações especificamente femininas. Historicamente, as mulheres foram educadas para a vida privada, para casa, marido e filhos; sendo o espaço público – as ruas, a vida política, majoritariamente dedicado aos homens. Na virada dos anos 60 para os 70, o mundo assistiu a uma revolução cultural onde a emancipação da mulher era um dos vetores de transformação social. E as mulheres do Brasil viveram este efervescente momento em pleno governo militar. As entrevistadas aqui presentes são mulheres que lutaram, a sua maneira, contra a ditadura e forjaram um novo espaço político para a mulher brasileira.
Mulheres públicas e profissionais renomadas, as mulheres aqui retratadas eram jovens tímidas e inexperientes quando se lançaram de corpo e alma, nos movimentos de resistência que se organizavam contra a Ditadura Militar, instalada no país em 1964. Abriram mão de destinos seguros e confortáveis, já que a grande maioria vinha de família de classe média e alta, para perseguirem suas utopias, em defesa da justiça social, da igualdade e da liberdade. Foram perseguidas, penalizadas, enclausuradas e exiladas nos anos de 1970, sobreviveram e hoje contam suas histórias.